O sistema de bilhetagem eletrônica foi implantado para beneficiar os usuários do transporte coletivo urbano de Cachoeira do Sul, a primeira cidade do Rio Grande do Sul a contar com este sistema.
O cartão eletrônico veio para facilitar a vida dos cachoeirenses, aumentar a segurança nos ônibus e gerar informações que venham aprimorar o sistema. Os passageiros perceberam que os cartões são mais fáceis de manusear do que as antigas fichas – o mesmo aconteceu em relação às fichas de telefones públicos, substituídas com vantagens pelos cartões magnéticos.
Já o cartão eletrônico da TNSG não é descartável, sendo necessário apenas recarregá-lo conforme o uso. Assim, o usuário deve conservar seu cartão, evitando molhá-lo e quebrá-lo, pois isto fará com que ele deixe de liberar a passagem. Se isto acontecer, é necessário procurar a Central de Atendimento da TNSG, pagar a taxa de emissão da segunda via (equivalente a 10 passagens do convencional) e recuperar os créditos não-utilizados.
Mostre para o cobrador
O usuário portador de cartão eletrônico personalizado precisa se identificar para o cobrador, portanto é necessário que ele mostre a fotografia impressa no cartão para que o funcionário o reconheça e libere a passagem.
É importante que se saiba que um dos deveres do cobrador é verificar se a foto corresponde ao portador do cartão personalizado, independente se o passageiro utiliza o mesmo ônibus todos os dias, já sendo seu conhecido.
Este procedimento também serve para a segurança do próprio usuário, uma vez que em caso de roubo outra pessoa não poderá usufruir dos créditos antes que o cartão possa ser bloqueado. Portanto, assim que passar o cartão no validador, mostre a fotografia para o cobrador e agilize a entrada no ônibus.
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