Preocupação diária com a qualidade do serviço
O cuidado com a qualidade do atendimento prestado pela Transportes Nossa Senhora das Graças é um trabalho diário e desconhecido pelos usuários. Como serviço essencial que é, o transporte coletivo urbano só é lembrado quando acontecem falhas, da mesma forma que ocorre com o fornecimento de água e energia elétrica.
Para que os erros aconteçam o mínimo possível é preciso manter rotinas diárias que os previnam. Assim, os veículos são revisados todas as noites após o encerramento da operação e periodicamente há manutenção preventiva. Qualquer problema mecânico é imediatamente informado pelo motorista à oficina.
Mas nem só de ônibus é constituído o transporte, e o planejamento das linhas precisa acompanhar o dinamismo das mudanças na comunidade. De segunda a sexta-feira, pela manhã, acontece na TNSG uma reunião da direção operacional com as chefias dos departamentos de planejamento, tráfego, informática, comunicação e oficina. Neste momento são discutidas as reivindicações da comunidade, sugestões das tripulações, necessidades de alteração de itinerários, manutenção da frota e outras questões.
Tudo isso para que o ônibus não seja uma preocupação para o usuário.
Motoristas
O motorista do transporte coletivo urbano é um profissional diferenciado. Como motorista de transporte coletivo, sua “carga” é a mais importante de todas, pois é composta de seres humanos. Embora mantenham bom relacionamento com a maioria dos passageiros, nem todos usuários comportam-se como deveriam e muitas vezes os motoristas precisam exercer sua função de autoridade dentro do coletivo.
Como motorista de ônibus urbano, ele precisa também entender a incompreensão de alguns condutores de automóveis, incomodados com a presença de um veículo tão grande.
É preciso lembrar que um ônibus leva muitas pessoas, que se estivessem em carros congestionariam o trânsito. Por todas as dificuldades que passam no seu dia-a-dia e pela dedicação que têm à sua função, nossa homenagem a estes profissionais.
Cobradores
Outro profissional da maior importância no transporte coletivo urbano é o cobrador. Ele ganhou novas funções com o tempo e hoje é uma figura cada vez mais fundamental dentro dos veículos da TNSG.
Isto porque com a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica, além de receber o dinheiro da passagem de quem não possui cartão, o cobrador também é responsável por conferir se o cartão eletrônico realmente pertence ao passageiro, pois a grande maioria dos cartões são personalizados com a fotografia do usuário. Esta conferência impede que um cartão roubado ou furtado seja utilizado e que pessoas mal-intencionadas tentem passar com cartão de isento, prejudicando o sistema.
Assim, está provado que cada vez mais os cobradores têm seu lugar garantido dentro dos ônibus da TNSG.